sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Principais mudanças do SPB

Uma das mais importantes mudanças introduzidas foi a implantação do STR. Com esse sistema, operado pelo Banco Central do Brasil, as transferências de fundos interbancárias passaram a contar com a opção de liquidação em tempo real, em caráter irrevogável e incondicional. Esse fato, por si só, já assegurou a redução dos riscos de liquidação nas operações interbancárias.

Outra alteração importante ocorreu no regime de operação da conta Reservas Bancárias. Desde junho de 2002, depois de observada uma regra de transição, qualquer transferência de fundos entre contas da espécie passou a ser condicionada à existência de saldo suficiente de recursos na conta do participante emitente da correspondente ordem. Com isso, houve significativa redução no risco de crédito incorrido pelo Banco Central.

Também o Selic, que é operado pelo Banco Central e liquida operações com títulos públicos federais, experimentou remodelação. Antes um sistema de liquidação diferida com compensação multilateral de obrigações, a partir de abril de 2002, o Selic passou a liquidar operações em tempo real, implementando o
modelo de entrega contra pagamento em que a liquidação final da ponta financeira e da ponta do título ocorre ao longo do dia, de forma simultânea, operação por operação.

Fonte: Bacen
Bons Estudos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga aí...