sábado, 31 de março de 2012

Siistema de Pagamentos Brasilleiro

Sistema de Pagamentos Brasileiro, ou simplesmente SPB, é o conjunto de procedimentos, regras, instrumentos e dispositivos operacionais integrados usados para transferir fundos, liquidar obrigações, efetuar pagamentos e realizar transações financeiras ou bancárias.

Esse sistema é usado por bancos, instituições financeiras, seguradoras ou empresas de cartões de crédito, pelo Banco Central do Brasil e instituições governamentais.

O SPB É OPERADO PELO BANCO CENTRAL DO BRASIL

O Sistema de Pagamentos Brasileiro é estruturado em câmaras de compensação e liquidação. Podemos comparar essas câmaras a salas de
atendimento. Por exemplo, se um cliente chega a uma empresa para tratar sobre troca de produto, ele é encaminhado para o setor de trocas; se ele quiser pagar uma conta, ele será encaminhado para o caixa da empresa.

Assim também funcionam as câmaras de compensação e liquidação do SPB. Cada uma delas possui uma função específica. Sua estrutura tecnológica processa os dados e comandos relativos à natureza da transação para a qual câmara foi programada.

No Sistema de Pagamentos Brasileiro, as instituições financeiras estão ligadas a uma rede de transmissão de dados denominada Rede do Sistema Financeiro Nacional – RSFN.

Por essa rede transitam as mensagens eletrônicas de transferências de recursos como as Transferências Eletrônicas Disponíveis – TED, a negociação de ativos financeiros, os resultados das câmaras de compensação dos cheques, os Documentos de Crédito – DOC – e as cobranças bancárias.

A liquidação dessas transferências ocorre a qualquer momento ou em horário pré-estabelecido, dentro do horário de funcionamento do Sistema de Transferência de Reservas – STR –, módulo que executa transferências de recursos em tempo real (on line), movimentando a Conta de Reservas Bancárias.

Após o encerramento das operações de transferências, o resultado financeiro apurado na Câmara Interbancária de Pagamentos – CIP - é lançado, no mesmo dia, na Conta de Reservas Bancárias.

Fonte: Caixa

Bons Estudos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga aí...