segunda-feira, 26 de março de 2012

Prova do BB Comentada - Parte 1

A parte de Conhecimentos Bancários foi mamão com açúcar! Quero ver meus alunos fechando!!!!

Vamos analisar as questões:

53. O Sistema Financeiro Nacional é formado por um conjunto de instituições voltadas para a gestão da política monetária do Governo Federal, cujo órgão deliberativo máximo é o Conselho Monetário Nacional.
As funções do Conselho Monetário Nacional são 
(A) assessorar o Ministério da Fazenda na criação de políticas orçamentárias de longo prazo e verificar os
níveis de moedas estrangeiras em circulação no país.
(B) definir a estratégia da Casa da Moeda, estabelecer o equilíbrio das contas públicas e fiscalizar as entidades políticas.
(C) estabelecer as diretrizes gerais das políticas monetária, cambial e creditícia; regular as condições de constituição, funcionamento e fiscalização das instituições financeiras e disciplinar os instrumentos das políticas
monetária e cambial.
(D) fornecer crédito a pequenas, médias e grandes empresas do país, e fomentar o crescimento da economia
interna a fim de gerar um equilíbrio nas contas públicas, na balança comercial e, consequentemente, na política cambial.
(E) secretariar e assessorar o Sistema Financeiro Nacional, organizando as sessões deliberativas de crédito e mantendo seu arquivo histórico.

Eu sempre digo: Prestem atenção no verbo! Aqui bastava ter uma noção das competências do CMN para optar logo pela opção "estabelecer diretrizes"!

54. Cada instituição do Sistema Financeiro Nacional desempenha funções de fundamental importância para o equilíbrio e o bom funcionamento do sistema como um todo.
A função de assegurar o funcionamento eficiente e regular dos mercados de Bolsa e de Balcão é da
(A) Casa da Moeda
(B) Caixa Econômica Federal
(C) Comissão de Valores Mobiliários (CVM)
(D) Secretaria da Receita Federal
(E) Superintendência de Seguros Privados (Susep)

Precisa comentar? Muito fácil!

55. De acordo com a Lei no 4.595/1964, as Cooperativas de Crédito são equiparadas às demais instituições financeiras, e seu funcionamento deve ser autorizado e regulado pelo Banco Central do Brasil.
O principal objetivo de uma Cooperativa de Crédito é a
(A) concessão de cartas de crédito, que estejam vinculadas a títulos do Governo Federal, às demais
instituições financeiras.
(B) fiscalização das operações de crédito realizadas pelas demais instituições financeiras.
(C) prestação de assistência creditícia e de serviços de natureza bancária a seus associados, em condições
mais favoráveis que as praticadas pelo mercado.
(D) prestação do serviço de proteção ao crédito ao mercado financeiro, atuando principalmente como um Fundo Garantidor de Crédito.
(E) regulamentação da prestação do serviço de concessão de crédito, realizado por pessoas físicas associadas a uma determinada instituição financeira.

As cooperativas de crédito são instituições financeiras não bancárias, entidades sem fins lucrativos que visam a conceder crédito mais barato para seus associados.


56. O mercado de seguros surgiu da necessidade que asbpessoas e as empresas têm de se associar para suportar coletivamente suas perdas individuais. Foram criadas, então, as seguradoras, as corretoras de seguro, além de algumas instituições encarregadas não só de fixar normas e políticas, mas também de regular e fiscalizar esse mercado.
Com o surgimento de tal necessidade, qual instituição foi criada para, além de fiscalizar as seguradoras e corretoras, também regulamentar as operações de seguro, fixando as condições da apólice e dos planos de operação e valores de tarifas?
(A) Seguradora Líder
(B) Câmara Especial de Seguros
(C) Superintendência dos Seguros Privados
(D) Conselho Nacional de Seguros Privados
(E) Instituto de Resseguros do Brasil

Essa não tem dúvidas! A palavra "fiscalizar" retira a chance de ser qualquer outra alternativa que não a SUSEP. Vale lembrar que as autarquias fiscalizadoras (BACEN, CVM,SUSEP e PREVIC) têm competência normativa residual!

57. As instituições financeiras, controladas pelos Governos Estaduais, que fornecem crédito de médio e longo prazos para as empresas de seus respectivos Estados são as(os)
(A) Caixas Econômicas
(B) Cooperativas de Crédito
(C) Sociedades Distribuidoras
(D) Bancos Comerciais
(E) Bancos de Desenvolvimento

De graça também, né?

58. As seguradoras também se preocupam com os riscos que as cercam por conta da possibilidade de um colapso no mercado ou, até mesmo, pela ocorrência simultânea de muitos sinistros.
Nesse sentido, para se aliviar parcialmente do risco de um seguro já feito, a companhia poderá contrair um novo seguro em outra instituição, através de uma operação denominada
(A) corretagem de seguro
(B) resseguro
(C) seguro de incêndio
(D) seguro de veículos
(E) seguro de vida

O resseguro é o seguro do seguro!

Amanhã tem a parte 2!
Bons Estudos!

4 comentários:

  1. Paloma,

    Foi tudo o que você deu em sala. Você foi genial! Pelos boatos, cerca de 90% dos concurseiros da turma do Acerte fecharam a prova de Conhecimentos Bancários. Parabéns!

    Karina Mendes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Karina!!
      Parabéns a vocês, que souberam aplicar o conhecimento transmitido!
      beijos

      Excluir
  2. Tudinho que vc falou estava lá!! :)
    Só que, assim como eu, todo mundo deve ter fechado a prova também..rs

    ResponderExcluir

Diga aí...