quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

#questãocomentada

Questão do Cespe, de 2010:
Para fins de estabelecimento das metas de inflação, o índice de preços adotado no Brasil é, segundo norma editada pelo CMN, o índice de preços ao consumidor amplo, calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
O Decreto n.° 3088/99 dispõe que O índice de preços a ser adotado para os fins da sistemática de "metas para a inflação" será escolhido pelo CMN, mediante proposta do Ministro de Estado da Fazenda.

Segundo nos informa o Bacen, entidade responsável pelo controle da inflação através da execução da política monetária, cuja ação se baseia no controle de apenas um instrumento, a taxa de juros de curto-prazo, no Brasil, a meta para a inflação foi definida em termos da variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), calculado pelo IBGE. 

O IPCA, como o nome indica, é índice de preços ao consumidor, diferentemente de outros índices, como os de preços no atacado e gerais. A escolha do índice de preços ao consumidor é frequente na maioria dos regimes de metas para a inflação, pois é a medida mais adequada para avaliar a evolução do poder aquisitivo da população. Dentro do conjunto de índices de preços ao consumidor, o IPCA foi escolhido por ser, dentre os dois índices com cobertura nacional (o outro é o Índice Nacional de Preços ao Consumidor - INPC), o que tem maior abrangência: enquanto o INPC mede a inflação para domicílios com renda entre 1 e 6 salários-mínimos (na época da escolha, entre 1 e 8 salários-mínimos), o IPCA inclui domicílios com renda entre 1 e 40 salários-mínimos.

A assertiva, portanto, está CORRETA!

Bons Estudos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga aí...