terça-feira, 10 de junho de 2014

Prova do BNB 2014 comentada - parte 1

51 O Sistema Financeiro Nacional (SFN) é composto por um conjunto de instituições que se dedica a manter o fluxo de recursos entre unidades superavitárias (poupadoras) e unidades deficitárias (tomadoras / investidoras). O SFN mantém a ordem no mercado financeiro por meio de normas e procedimentos. O SFN é composto por um sistema normativo, além dos agentes que o operam, tais como instituições (especiais e auxiliares) e intermediários financeiros – monetários e não monetários.
Considerando as diferenças entre esses agentes, é correto afirmar que:
(A) intermediários financeiros captam recursos junto ao público e investem na Bolsa de Valores; as instituições auxiliares, embora também captem junto ao público, investem no mercado imobiliário;
(B) intermediários financeiros monetários captam recursos junto ao público e emprestam esses recursos, criando moeda escritural; as instituições auxiliares colocam em contato poupadores e investidores e não criam moeda escritural;
(C) intermediários financeiros monetários captam recursos junto ao público e emprestam esses recursos, criando moeda escritural; as instituições auxiliares colocam em contato poupadores e investidores, criando também moeda escritural;
(D) intermediários financeiros não monetários captam depósitos à vista e as instituições especiais não captam depósitos à vista;
(E) instituições especiais fazem empréstimos especiais, enquanto as instituições auxiliares auxiliam o Banco Central a regular o sistema.

Resposta: B. Questão fácil. A principal diferença entre as IFs monetárias e não monetárias é justamente a criação de moeda.


52 O Banco Central do Brasil (BC ou BACEN) foi criado pela lei nº 4595, de 31/12/1964, para atuar como órgão executivo central do sistema financeiro, tendo como funções cumprir e fazer cumprir as disposições que regulam o funcionamento do sistema e as normas expedidas pelo CMN (Conselho Monetário Nacional).
Entre as atribuições do Banco Central estão:
(A) emitir papel-moeda, exercer o controle do crédito e exercer a fiscalização das instituições financeiras, punindo-as quando necessário;
(B) determinar as taxas de recolhimento compulsório, autorizar as emissões de papel-moeda e estabelecer metas de inflação;
(C) regulamentar as operações de redesconto de liquidez, coordenar as políticas monetárias creditícia e cambial e estabelecer metas de inflação;
(D) regular o valor interno da moeda, regular o valor externo da moeda e zelar pela liquidez e solvência das instituições financeiras;
(E) determinar as taxas de recolhimento compulsório, regular o valor interno e externo da moeda e autorizar as emissões de papel-moeda.

Resposta: A. Questão fácil também. Nas outras assertivas estão misturadas competências do CMN. Questão de competência é infalível.

53 Os seguintes bens podem ser oferecidos como garantia na modalidade penhor:
(I) joias e relógios;
(II) imóveis;
(III) aeronaves;
(IV) navios.

Assinale se:
(A) somente I e III estiverem corretas;
(B) somente II e IV estiverem corretas;
(C) somente I estiver correta;
(D) somente II estiver correta;
(E) somente II, III e IV estiverem corretas.

Resposta: C. Embora bens móveis, navios e aeronaves são objeto de hipoteca.

54 O Conselho Monetário Nacional (CMN) é o órgão responsável pela fixação das diretrizes das políticas monetária, creditícia e cambial do país. Não cabem ao CMN funções executivas.
O número de membros do CMN foi variável desde a sua criação (31/12/1964), de acordo com as exigências políticas e econômicas de cada Governo. Em razão da Lei nº 9.069/95, em vigor, o CMN passou a ser integrado por:
(A) 11 (onze) membros;
(B) 10 (dez) membros;
(C) 8 (oito) membros;
(D) 4 (quatro) membros;
(E) 3 (três) membros.

Resposta: E. A única composição que eu disse que era necessário saber: Ministro da Fazenda, Ministro do Planejamento e Presidente do Bacen.

55 Sobre o SPB (Sistema de Pagamentos Brasileiro), é correto afirmar que:
(A) o SPB não possui interligação de nenhuma ordem com o Banco Central;
(B) uma das funções do SPB é dar maior agilidade e segurança às transações bancárias;
(C) o SPB diminuiu a carga de trabalho do BACEN, estimulando a criação e o desenvolvimento de sistemas e procedimentos que não se relacionam com a transferência de recursos financeiros;
(D) os princípios básicos de funcionamento do SPB foram estabelecidos pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM);
(E) o SPB é responsável pelo controle e fiscalização dos bancos de varejo no Brasil.

Resposta: B. Questão muito fácil também. O SPB é gerido pelo Bacen, então já descartamos a letra A. Seus procedimentos se referem diretamente à transferência de recursos, portanto, falsa a letra C. A regulamentação do sistema foi feita através de lei, o que também elimina a letra D, e a quem controla e fiscaliza os bancos no Brasil é o Bacen.

56 O Sistema normativo é composto pelas entidades que regulam e fiscalizam o funcionamento do Sistema Financeiro Nacional. Por esse motivo estão no topo do organograma, ou seja, as outras instituições têm que, obrigatoriamente, acatar as decisões do sistema normativo. Entre as entidades que compõem o Sistema Normativo, encontram-se:
(A) sociedades corretivas e distribuidoras;
(B) bancos múltiplos e de investimento;
(C) Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal;
(D) Conselho Monetário Nacional e Banco Central do Brasil;
(E) Bolsa de Valores e Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Resposta: D. Questão de nível elementar.

57 Com relação à sociedade limitada, analise as afirmativas a seguir:
I. Os sócios, após a integralização do capital social, respondem até o valor de suas quotas pelas obrigações sociais.
II. Os sócios não têm responsabilidade solidária pela integralização do capital social.
III. É disciplinada em capítulo próprio do Código Civil em vigor, podendo o contrato prever a regência supletiva pelas normas das companhias.
IV. As quotas sociais poderão ser transferidas a terceiros, não sócios, caso o contrato seja omisso, com o consentimento de todos os sócios.
Estão corretas somente as afirmativas:
(A) I e II;
(B) I e III;
(C) II e III;
(D) II e IV;
(E) III e IV.

Resposta: B. Sabendo-se que a I é verdadeira e a II falsa, já dava pra matar a questão. O erro da assertiva IV está no fato de que não é preciso o consentimento de todos os sócios, basta que não haja oposição de titulares de mais de um quarto do capital social.

58 Com relação aos serviços bancários e financeiros, considere as seguintes afirmativas:
(I) A conta especial de depósitos à vista (conta simplificada para clientes de baixa renda) é individual (apenas um titular). Cada cliente pode ter apenas uma conta e não pode ser correntista em qualquer outra instituição financeira. Essa conta está isenta de tarifa e possui franquia mensal de cinco extratos, cinco depósitos e cinco saques.
(II) Bancos de investimento captam depósitos à vista e depósitos de poupança, atuando mais fortemente no crédito agrícola.
(III) Depósitos a prazo, tais como CDB e RDB, são modalidades de investimento, geralmente classificadas em pós-fixadas, pré-fixadas e flutuantes.
(IV) Só é possível a abertura de conta de investimento ao cliente que possuir pelo menos uma conta corrente de depósitos à vista, ainda que em instituição distinta.

Assinale se:
(A) somente II e III estiverem corretas;
(B) somente III e IV estiverem corretas;
(C) somente I, II e IV estiverem corretas;
(D) I, II, III e IV estiverem corretas;
(E) nenhuma afirmativa estiver correta.

Essa questão é passível de recurso, pois as contas-investimento foram extintas em 2011, de modo que a disposição do item IV não se aplica mais hoje em dia. Não havendo nenhuma alternativa correta, ela deverá ser anulada!
Fundamento: Revogação da Circular n.° 3346/2007 pela Circular n.° 3493/2010

59 Os parâmetros básicos utilizados para orientar a concessão de crédito norteiam-se nos chamados “C’s do crédito”. São eles:
(A) caráter, carreira, capacidade, condições e colateral;
(B) cadastro, comunicação, caráter, coação e capital;
(C) caráter, cadastro, capital, condições e composição;
(D) caráter, capacidade, capital, condições e colateral;
(E) caráter, cadastro, capacidade, condições e comunicação.

Resposta: D. Falei em sala 

60 Os bancos ganham dinheiro com receitas de intermediação financeira e com receitas de prestação de serviços e tarifas. Entre as principais receitas bancárias de prestação de serviços e tarifas, destacam-se:
I. tarifas sobre depósito à vista e sobre aplicações em CDBs;
II. tarifas sobre serviços de conta corrente e de corretagem e custódia;
III. tarifas sobre emissões e anuidades de cartões de crédito;
IV. receitas sobre administração de fundos de investimento e administração de consórcios.
Está(ão) correta(s) somente:
(A) I e IV;
(B) II e III;
(C) III;
(D) IV;
(E) II, III e IV.

Resposta: E. Aplicação em CDB não tem tarifa.

Bons Estudos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga aí...