segunda-feira, 5 de maio de 2014

Riscos da Atividade Bancária

Ultrapassadas as etapas BB e CEF, chegou a vez do BNB. Achei o edital bem pesado, com um nível de exigência incompatível com um concurso de nível médio... Mas é o que temos para hoje, fazer o que?

Um dos pontos trazidos pelo edital é o risco da atividade bancária. sobre esse assunto, destaco trecho do artigo Riscos na Atividade Bancária em Contexto de Estabilidade de Preços e de Alta Inflação, do Prof. Luiz Fernando Rodrigues de Paula:
Dirigida para o lucro, a administração dos bancos concentra-se na expansão dos empréstimos e de outros ativos. Em particular, procura gerenciar seus ativos e passivos de forma a manter um spread positivo entre a taxa de juros recebida sobre o ativo e o custo dos juros sobre o dinheiro captado. O atividade bancária, portanto, é uma atividade sujeita a determinados riscos que são inerentes ao negócio dos bancos, uma vez que estes - além de operarem em uma economia monetária em condições de incerteza igual ou maior do que qualquer empresa capitalista -, pela própria natureza de seus negócios, transformam maturidades, ou seja, em geral emprestam a mais longo termo do que captam, o que resulta em um descasamento entre suas operações ativas e passivas. Daí deriva uma das principais características do modus operandi dos bancos: eles só são capazes de obter margens de lucro elevadas entre captação e aplicação de recursos às custas de menor liquidez, o que implica em aceitar um maior descasamento de maturidades; alternativamente, se adotarem uma postura avessa ao risco, privilegiando a liquidez e diminuindo o descasamento, deverão obter menores margens de lucro.
Bons Estudos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga aí...