terça-feira, 28 de janeiro de 2014

A bolsa também atua no mercado primário?

Sim. As companhias podem emitir ações para serem negociadas nas Bolsa. Essa operação geralmente é chamada de IPO (initial public offering) e, como diz o nome, refere-se à primeira oferta de ações de uma empresa. Quando uma companhia oferta ações, o mercado diz que ela abriu o capital e então passa a vender ações na Bolsa de Valores.

Quando uma empresa faz um IPO, ela lança ações no mercado primário, ou seja, ela negocia a compra e venda de ações pela primeira vez. Ela também atua nesse mercado quando faz a emissão de um novo lote de ações, mesmo quando já tem papéis negociados na Bolsa.

Já o denominado mercado secundário é quando os investidores compram e vendem as ações já emitidas e em circulação. Neste caso, o investidor compra de outro investidor. 

Ao comprar no mercado primário, o investidor geralmente não tem o histórico de desempenho da ação como parâmetro, já que ela está sendo negociada pela primeira vez

A IPO é uma forma de underwritting (subscrição), onde ocorre a primeira oferta pública de ações de uma empresa.O block trade é o nome que se dá à oferta secundária de ações.

Bons Estudos!

6 comentários:

  1. Não entendi a parte em que diz que a IPO é uma forma de underwritting (subscrição), não devia acontece no mercado secundário ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei se entendi bem sua pergunta, mas a oferta inicial é sempre no mercado primário. No mercado secundário, os ativos são negociados entre os investidores, de modo que não há fluxo de recursos para emissora.

      Excluir
  2. Paloma, essa informação não procede, em bolsa de valores sempre é negociada açoes já emitidas e em posse de investidores, desde o leilão de abertura de capital. Portanto ações em bolsa apenas mercado secundário.
    Essa confusão é comum, pois o processo de abertura de capital não é conhecido profundamente pelas pessoas.
    Quando a empresa emissora contrata um underwriter para emissão de novas ações, seja subscrição ou abertura de capital. investidores fazem a reserva dessas ações antes do leilão em bolsa. A partir dessas reservas se calcula o preço de abertura no leilão, no dia do leilão são vendidas as ações dos investidores qeu fizeram a reserva, e ja´alocaram recursos junto a corretora, portanto no leilão em bolsa desde o ipo é mercado secundário.

    ResponderExcluir
  3. Caro Eng Reis,
    sua informação não corresponde ao que é informado pela própria BM&FBovespa:

    "Em 2000 a BM&FBovespa criou os segmentos diferenciados de listagem (Novo Mercado, Nível 2 e Nível 1) que foram de extrema importância para a retomada do mercado de capitais brasileiro como fonte de financiamento para as empresas. O resultado foi o crescimento do número do IPOs a partir de 2004 (...). O ápice do número de IPOs na BM&FBovespa foi em 2007, quando 64 empresas captaram R$ 55 bilhões através de IPOs."

    ResponderExcluir
  4. Mercado primário trata do lançamento de ações sem a utilização de bolsas ou mercado de balcão. Apenas utilizando banco de investimentos, sociedades distribuidoras e corretoras de valores mobiliários.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já respondi no comentário acima.
      Mas, para reforçar:

      Portal do Investidor: Levantando capital para negócios : As bolsas de valores fornecem um excelente ambiente para as companhias levantarem capital para expansão de suas atividades através da venda de ações, e outros valores mobiliários, ao público investidor. (Isso é mercado primário)
      http://www.portaldoinvestidor.gov.br/menu/primeiros_passos/Entendendo_mercado_valores.html

      Mais informações aqui: http://www.guiadeinvestimento.com.br/oferta-publica-de-acoes-ipo-e-opa/

      E ainda a Instrução n.° 400 da CVM: Art. 2º - Toda oferta pública de distribuição de valores mobiliários nos
      mercados primário e secundário, no território brasileiro, dirigida a pessoas
      naturais, jurídicas, fundo ou universalidade de direitos, residentes,
      domiciliados ou constituídos no Brasil, deverá ser submetida previamente a
      registro na Comissão de Valores Mobiliários CVM, nos termos desta
      Instrução.
      §1º - Somente poderão ser negociados em bolsa de valores ou mercado de balcão:
      I - valores mobiliários distribuídos publicamente através de oferta primária ou secundária registrada na CVM; ou
      II - valores mobiliários que não tenham sido subscritos publicamente, desde que valores mobiliários do mesmo tipo, classe, espécie e série já estejam admitidos à negociação em bolsa de valores ou mercado de balcão.

      Excluir

Diga aí...