quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Comitê de Política Monetária - Copom


O Comitê de Política Monetária, ou Copom, é o órgão decisório da política monetária do Banco Central do Brasil (BCB), responsável por estabelecer a meta para a taxa básica de juros, que no Brasil é a Taxa Over-Selic, ou Taxa Selic. O Comitê foi criado em junho de 1996 com o objetivo de estabelecer ritual adequado ao processo decisório de política monetária e aprimorar sua transparência.

O principal objetivo do Copom é o de estabelecer as diretrizes da política monetária e definir a meta para a taxa básica de juros no Brasil. A partir dessa definição, cabe ao BCB, por meio de operações de mercado aberto, buscar manter a Taxa Selic diária próxima a essa meta. A meta de inflação de cada ano, por sua vez, é estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) com dois anos de antecedência, sempre no mês de junho.

Composição e Reuniões
O Copom é composto pelos membros da Diretoria Colegiada do BCB: o Presidente e os Diretores de Política Monetária, Política Econômica, Assuntos Internacionais e Gestão de Riscos Corporativos, Organização do Sistema Financeiro e Controle de Operações de Crédito Rural, Fiscalização, Regulação do Sistema Financeiro, e Administração.

O Presidente tem direito ao voto decisório em caso de empate na decisão da política monetária.

As reuniões ordinárias do Copom ocorrem oito vezes ao ano, aproximadamente a cada seis semanas, e são realizadas em dois dias. 

A última delas foi realizada em 14 e 15/01, quando a meta para a Selic foi elevada para 10,50% a.a., sem viés. Para quem tiver curiosidade, a ata da reunião pode ser consultada aqui

Bons Estudos!

2 comentários:

  1. PARABÉNS PELO BLOG! é excelente !!! Muito obrigada pelas dicas, e pela oportunidade de ter aqui um entendimento mais rápido, quando crescer quero ser como você.. rs beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Andréia!
      Continue acompanhando que teremos novas dicas!
      bjos

      Excluir

Diga aí...